Depois de mais de uma década de sofrimentos, traições, tombos e grandes conflitos chega o momento de alegria ser plenamente restaurada na vida do sofredor José, filho de Jacó.
Deus mudou a sorte de José. José foi nomeado governador do Egito. Somente Faraó estaria acima dele. Mas seria essa a razão da mudança de sua sorte? Não creio.
Antes de vir a fome sobre o Egito, ou seja, ele já estava há quase 20 anos no Egito sofrendo, algo magnífico lhe acontece. José torna-se pai. O nome de seu filho é Manassés que significa “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Algo magnífico aconteceu no coração de José. Ele conseguiu olhar seu passado com perdão, compaixão e misericórdia. O dinheiro, a fama, o prestigio e o poder não podem dar isso ao coração de ninguém, antes, essas coisas tem um poder de nos corromper mais.
Todo seu “sofrimento do passado” se foi. Toda dor, tristeza, amargura, ira, tudo, absolutamente tudo já não mais existia na alma desse hebreu. Tudo o que aconteceu “na casa de meu pai”, ou seja, “meus irmãos traidores” e “todo meu sofrimento após essa e outras traições, mentiras e abandono”, ou seja, também “tudo o que aconteceu comigo desde o dia que me jogaram no poço, minha escravidão prematura com os Amalequitas, na casa de Potifar, no cárcere, simplesmente todo meu sofrimento desapareceu. Sumiu. Já não existe mais em minha alma”.
Seria apenas o nascimento do filho Manassés a razão desse esquecimento? Suponho que não. Seria o trono de governador que foi o responsável por essa transformação interior, afinal, quem é que pode do dia para a noite deixar de ser um preso e tornar-se príncipe? Sei que é um milagre imenso, mas também não creio que foi isso.
Um filho é uma imensa alegria, mas as marcas do passado não se arrancam com um presente, mesmo que ele seja um dos mais importantes de nossa vida. Essas coisas são distintas. Sabemos nos alegrar com a benção vinda de Deus, mas a traição ainda continua viva na alma. Semelhantemente o governo do Egito. Uma alegria incontida devia habitar em José, mas seu passado não pode ser apagado por prestigio e poder.
Então, qual seria o segredo do passado negro, escuro, frio, doloroso de José ter sido apagado e agora uma nova vida começa reinar em seu coração? Uma nova esperança encobriu suas mazelas e as marcas da tragédia do passado já não tinham mais força de dominá-lo? Qual é esse segredo que filho algum pode gerar? Qual é o segredo onde o sucesso, o dinheiro ou o poder não pode mudar?
Acredito que a resposta é a seguinte:
Se desejarmos que Deus nos faça esquecer de todo o nosso sofrimento (circunstancias que a vida nos trás) e de toda a casa do meu pai (parentes e irmãos que nos feriram e nos traíram) a resposta esta na vida de José.
José mesmo sofrendo muitas dores “nunca se esqueceu de Deus e jamais o abandonou”.
José não compreendendo seus dilemas “agarrava-se em Deus e fazia de Deus o seu tudo”.
José “não perdia Deus de vista em nenhum momento”. Creio que chorou muitas vezes diante de Deus. Creio que ele se lamentou. Creio que curtiu as dores das traições e dos abandonos, mas creio mais ainda que ele jamais deixou de dizer para Deus: “Deus de Abraão, Isaque e Jacó, tu é o meu tudo o tempo todo para sempre e nada que me venha na vida me fará viver longe de ti... nas poucas alegrias que tive até meus 17 anos na casa de meus pais... nas muitas tristezas geradas depois da traição por meus irmãos até agora... Jamais te deixarei Senhor... Jamais te abandonarei... Tu és a razão da minha vida... Tu é o meu Deus... A minha força... O meu refugio... Descansarei e confiarei para sempre em ti... mesmo em terras estranhas...”
Creio que o segredo para que Deus arrancasse dele esse passado de dor, todos os sofrimentos e todas as traições, foi porque ele não se permitiu “ser arrancado da presença de Deus em nenhum momento difícil que passou”.
Quando não nos esquecemos de Deus, Deus também não se esquecerá de nós. Deus arrancará de nossa alma todo o sofrimento interior. Deus, por seu toque divino, nos fará esquecer de todo sofrimento do passado. Por não nos esquecermos dEle hoje, no momento de dor, no instante de sofrimento, mesmo que seja na hora da traição de alguém que amamos, amanhã Deus não se esquecerá de arrancar de nós todo passado negro que tentará nos atormentar. Deus com seu amor bendito curará nosso coração de todas as feridas do passado. Lembrar-se dEle na dor é ser lembrado por Ele quando nosso sorte mudar.
. Esse mal é pior do que mil inimigos. Somente Deus tem esse poder de curar nosso coração, nossa alma, nosso passado de dor. Mais ninguém pode fazer isso. Filhos, posses, poder, pode atenuar a dor, mas se Deus não arrancar com sua mão milagrosa, ninguém fará isso, muito menos nós.
Deus nos faz esquecer-se do mal de dores, do nosso passado de sofrimento e amargura quando nós não nos esquecemos dEle.
Todo nosso passado que outrora nos aterrorizava e escravizava se torna como um pesadelo da noite anterior, já não existe mais. Resta-nos apenas uma lembrança. Sobra-nos um novo coração de paz e de esperança.
Será que José poderia ter dado o mesmo nome ao filho, caso ele tivesse se esquecido de Deus quando vieram seus sofrimentos? Não creio.
Seu passado seria sua sombra fria na alma sempre o atormentando. Todo sucesso, todo prestigio, todas as conquistas não seria tão significativas quando temos um coração repleto de amarguras.
A razão porque muitos não vivem os nascimentos de muitos Manassés espirituais é porque abandonam a Deus na primeira tribulação. Jamais abandone a Deus no seu momento de dor! Um dia a dor passará! Um dia Deus arrancará todo sofrimento do nosso coração com sua mão poderosa! Apenas agarre-se em Deus! Clame por Jesus! Chore aos seus pés! Nunca abandone as promessas de Deus!
Quanta tolice nossa é achar que na tribulação Deus se esqueceu de nós. Na grande realidade, o que as Escrituras desejam nos ensinar é que: “Se não nos esquecermos de Deus, nem nunca negarmos nossa fé, nem nunca serrarmos nossos punhos aos céus, e se nunca falamos palavras de afrontas, um dia toda dor será tirada de nós. Com um simples toque divino, com uma simples palavra vinda dos céus, uma nova vida e um novo momento surgirá diante de nós. Deus nos fará esquecer de todo sofrimento e de toda traição. Nossa sorte mudará totalmente. Deus restaurará nossa alegria totalmente. Basta não nos esquecermos dEle jamais”.
Quero orar agora com você:
“Deus bendito. Obrigado pela vida de José. Obrigado pela fé desse garoto que mesmo pelos maiores sofrimentos e traições, mesmo ele tendo sido levado para uma terra distante, José jamais se distanciou de ti. Obrigado por que sua vida me ensina que jamais devo te abandonar, mesmo depois de décadas de sofrimentos, de tristezas ou traições. Jamais devo me esquecer de ti. Nem por um instante devo me distanciar de ti meu Deus. Jamais devo achar que o Senhor se esqueceu de mim. Ajude-me a ser como José. Um crente que luta contra tudo e todos. Um crente que não desiste de ti por nada, mesmo que a vida, seus parentes, seus irmãos, patrões e senhores tenham desistido dele. Obrigado porque não me esquecer de ti, me fará um dia, esquecer-me de tudo o que não presta em meu coração. Tu farás essa obra que ninguém pode fazer em mim. Todo mal, por teu milagre em mim, se tornará uma benção. Em nome de Jesus eu oro. Amém”.
Não se esquecer de Deus na dor é ter a certeza que Deus não se esquecerá de nos curar das feridas do passado em nosso futuro de conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário