Clame pelo país que é marcado por um histórico conflito social entre as Tutsi e Hutu
POPULAÇÃO: 8,5 milhões
MOEDA: Franco Burundinês
CAPITAL: Bujumbura
GOVERNO: República Presidencialista
Sem saída para o mar e marcado por décadas de conflito, Burundi é um país altamente endividado e dependente de ajuda externa, apesar da estabilidade política e econômica recente. As exportações de chá e café estão sujeitas ao tempo e as flutuações do mercado e a erosão do solo é um problema sério devido à “superlotação” de uma sociedade altamente agrária. Burundi continua sendo um dos países mais pobres do mundo, com cerca de 80% da população vivendo abaixo da linha de pobreza.
Por 400 anos, a etnia Tutsi dominou a maioria Hutu na política, economia e educação do país. Após a independência da Bélgica, em 1962, a Monarquia Constitucional Tutsi foi substituída por um regime militar, em 1966. Desde então, o regime militar tem conseguido manter o controle do exército, comércio e educação.
Resposta de oração
Louvado seja Deus pela estabilidade conquistada por meio de um acordo de paz assinado por todos os grupos rebeldes. Uma nova constituição e um governo eleito que representa tanto hutus e tutsis. Depois de anos de catástrofes na década de 1990, o Burundi tem feito progressos significativos. Mais de 450 mil pessoas que estavam refugiadas em outras regiões, voltaram para casa. O atual presidente é cristão e professa sua fé em Jesus.
Desafios de oração
Ore para que o Senhor desperte o respeito genuíno, o perdão e a cooperação mútua em ambas as etnias para construírem o futuro de Burundi juntos. A situação sociopolítica ainda pede cautela. Houve muitos incentivos, mas as ameaças à paz, que é frágil, permanecem. Décadas de inimizade entre tutsis e hutus culminou numa violenta guerra com mais de 300.000 mortes na década de 1990. O acordo de paz e um governo representativo amenizaram a situação, porém, a humilhação que os hutus sofreram precisa ser esquecida, caso contrário a paz será ameaçada pelo ódio e vingança.
Ore pelo presidente Jean-Pierre Nkurunziza, para que sempre esteja intacta sua integridade moral, que seja cercado de conselheiros sábios e cheio da graça de Deus para fazer as coisas certas da maneira certa. O presidente é um ex-líder de um grupo rebelde hutu. Ele é um crente e procura o conselho de líderes da Igreja para várias questões políticas. Sua relativa inexperiência política, seu passado como combatente rebelde e a tentativa do inimigo de derrubar os líderes cristãos reflete diretamente em sua posse, apesar de estar em seu segundo mandato.
Ore para que os espíritos de inimizade e vingança sejam consumidos pelo poder do amor de Cristo. A paz e a reconciliação precisam ser alcançadas efetivamente. Um avivamento em 1950 gerou um crescimento expressivo da Igreja, mas uma geração depois, o povo foi física, moral e espiritualmente devastados.
Ore também pela necessidade urgente de levantar e formar líderes cristãos, escolas bíblicas e faculdades teológicas, além de universidades cristãs. A liderança nas igrejas está escassa, a violência causou o fechamento de escolas bíblicas, que tiveram que parar de enviar líderes treinados. Agora, as escolas estão sendo restabelecidas, e novas estão sendo abertas, mas a pobreza impede muitos de se matricularem. Peça ao Senhor para que a provisão financeira alcance nossos irmãos que desejam se preparar para a obra do Senhor.
Fonte: Intercessão Mundial

Nenhum comentário:
Postar um comentário